19 novos milionários por dia!!! – Revista Exame

“Nunca o país viu tantas fortunas em tão pouco tempo – e os bancos estão feitos loucos atrás deste dinheiro!!!”

No fim de junho, o executivo de um grande banco brasileiro que atende clientes de altíssima renda decidiu passar o fim de semana em Ribeirão Preto, um pólo de riqueza a 310 quilômetros da capital paulista. Além de visitar os atuais clientes do banco, ele pretendia cortejar os novos milionários da região, forjados nos lucros do aquecido setor sucroalcooleiro. Ao circular pela cidade, ficou surpreso com a quantidade de concorrentes que encontrou. “Parecia que estava numa convenção de profissionais de private bank”, diz ele, referindo-se à área dos bancos responsável pela gestão de grandes fortunas. Nunca houve tantos milionários no Brasil. Pode-se ler isso de diversos ângulos, mas para os bancos a notícia é música. Além da riqueza que brota no interior na esteira do sucesso do agronegócio brasileiro, nas grandes cidades o número de pessoas com patrimônio líquido acima de 1 milhão de dólares cresce em ritmo acelerado, puxado por aberturas de capital na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e fusões e aquisições de empresas. Uma pesquisa feita pelo banco de investimentos Merrill Lynch e pela consultoria Capgemini revela que 120 000 brasileiros têm mais de 1 milhão de dólares em aplicações financeiras — ou seja, sem contar bens como residência pessoal, carros e obras de arte. Mais do que o número absoluto, o que impressiona é a velocidade com que esse grupo ganha novos membros. Nos últimos quatro anos surgiram, em média, 19 novos milionários a cada dia. Estima-se que esses investidores, juntos, movimentem cerca de 400 bilhões de reais, total que vem crescendo cerca de 20% ao ano desde 2004. “Tudo isso é reflexo de um novo patamar de desenvolvimento da nossa economia”, diz Fábio Fonseca, professor de mercado de capitais do Ibmec do Rio de Janeiro.

Fortunas do Brasil
2003 92 000
2004 98 000
2005 109 000
2006 120 000

[…]O crescimento das fortunas é um movimento observado, em maior ou menor escala, na maioria dos países. A pesquisa do Merrill Lynch e da Capgemini aponta que o número de milionários aumentou 16% no mundo nos últimos dois anos e chegou a 9,5 milhões de pessoas. “Os ventos que sopram lá fora sopram aqui”, diz Fábio Fonseca, do Ibmec. Por isso mesmo, os bancos brasileiros apostam que a festa está apenas começando. Muitos confiam que se reproduza no país a notável expansão do setor de private equity e venture capital vista nos Estados Unidos, fenômeno que gerou um tipo de milionário batizado pelo jornalista americano Robert Frank de instapreneur — algo como “empreendedor instantâneo”. Em seu recente livro Richistan (“O Ricoquistão”, numa tradução livre), Frank trata das origens do atual boom de fortunas americanas. No passado, as empresas eram construídas por toda uma vida, loja por loja, caminhão por caminhão, empréstimo por empréstimo. Agora, um instapreneur pode criar uma empresa com recursos de uma firma de venture capital e, em poucos anos, fazer um IPO ou vender o negócio. Trata-se de um ciclo que gera milhões para os donos das empresas — e de onde devem partir, acreditam os bancos, as futuras fortunas brasileiras.

*********************************************************************************

Reportagem extraída do Portal Exame.

Paz e Prosperidade a todos vocês. Que os próximos milionários sejam nós!

2 respostas a 19 novos milionários por dia!!! – Revista Exame

  1. Amigos, fiz um papel de parede para o Windows com uma visualização de abundância em dinheiro. Como tem funcionando muito para mim tenho certeza que vai funcionar para todos vocês. Ele está disponível de forma gratuita no seguinte link:

    http://pontodenavegacao.blogspot.com/2007/12/wallpaperpapel-de-parede-o-segredo.html

  2. blogleidaatracao diz:

    Armindo…
    Obrigado pela colaboração.
    Ótimo o Papel de Parede;
    Paz e Prosperidade seja sobre sua vida e obrigado por estar aqui conosco!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: